quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Filmes e livros Rock'n'Roll

Muitos livros e filmes que eu li ou vi são relacionados à música. Alguns são gostos antigos, de infância, mas outros entraram na minha lista de favoritos recentemente. Vou começar pelos mais antigos.

Trainspotting

Durante a adolescência, esse filme, baseado no livro homônimo de Danny Boyle, foi contemporâneo da época em que comecei a gostar das bandas inglesas e de rock alternativo.

Uma história simples: amigos drogados se sacaneando, algumas cenas de sexo e muito rock e pop de qualidade, principalmente dos anos 90. Depois de ver esse filme mais de sete vezes, o livro está na lista dos que precisam entrar na minha estante urgentemente. E a trilha sonora deveria estar no meio dos meus discos.



Alta Fidelidade

Se tivesse que fazer um top five de filmes marcantes, a história do livro de Nick Hornby ficaria facilmente em primeiro lugar.

A história do Robert Fleming, personagem de John Cusack, também faz parte das lembranças da adolescência, da época em que conseguir uma namorada não era fácil e que a música assumia uma importância cada vez maior na minha vida. Também vi o filme várias vezes e, no final do ano passado, foi relembrada com a leitura do livro que ganhei no amigo oculto do trabalho. Valeu, Ana Mara!




Piratas do Rock

Essa comédia de 2009 conta a história de disc jockeys que transmitiam 24 horas de programação dedicada ao rock'n'roll em um barco no meio do mar. Em 1966, eles lutavam contra a enorme BBC, que só tocava duas horas de rock por dia.

O filme retrata o cenário do rock inglês dos anos 60 e mostra todas as polêmicas, as disputas de ego e as brigas que envolvem a tripulação do barco com uma trilha sonora maravilhosa.




Billy Elliot

Na hora em que estava pensando nos filmes para essa postagem, me surpreendi com essa lembrança. Se você viu Billy Elliot, pode argumentar que o principal da história é a dança. Mas você reparou na atitude rock'n'roll do garoto?



Ele luta contra a repressão paterna e o pai luta contra a greve e suas consequências. Uma das coisas que mais me marcou no filme é a cena em que o Billy desce escadas e ruas dançando até não aguentar mais. Além disso, tem o riff de Get it On, que foi copiado pelo Oasis em Cigarettes and Alcohol. Não sabia? Olha só!

Um comentário: